Jogos para Qualidade de Vida

Sementes, Flores e Frutos para uma Vida Melhor.

“Lentamente se deve escutar. Depois, conhecer profundamente o que foi dito. Somente então decidir o que fazer. ” (Karol J. Wojtyła, Papa João Paulo II )

 

10. Desenvolvendo a Inteligência Emocional

 

 

Observação: para adolescentes em geral (por volta de 11-12 anos de idade em ciante).

Até chegar ao início da adolescência, isto é, por volta dos 11 anos de idade, crianças não conseguem formular hipóteses e prever suas possíveis consequências.
Não conseguem estabelecer de forma clara e segura possíveis relações entre as coisas que conhecem ou entre os pensamentos a elas referidos, de maneira que planejem situações. Tem dificuldade para imaginar as soluções que necessita antes de realizá-las; não conseguem imaginar o tipo de situação exigido para que estabelecer relações capazes de planejar experimentos a fim de conseguir confirmação ou desmentido de uma hipótese específica.

Para adolescentes de 11-12 anos de idade até 16 anos

Exercício 10.1
CORAÇÃO

(Fonte: Dinâmicas de Grupo.com)
Objetivos: Abrir espaços para uma comunicação mais íntima e  profunda. Partilhar os sentimentos.

Material: Folha em branco para todos os participantes. Caneta ou  pincel.

Instruções:
• Entrega-se uma folha em branco para cada participante que vai desenhar um coração grande e colocar seu nome fora do coração;
• Divide-se o coração em quatro partes. Na primeira parte do coração, fazer um símbolo que relate um fato importante que você realizou (sua maior realização pessoal). Na segunda parte um fato importante que sua família realizou (o maior acontecimento). Na terceira parte, a coisa mais importante que você pretende realizar nos próximos dois anos. Na Quarta parte, a coisa mais importante que sua família almeja realizar ou alcançar nos próximos dois anos;
• Em pequenos grupos, partilhar a experiência, expondo o que desenhou;
• Se julgar necessário, continuar a partilha em plenário;
• No final avaliar a dinâmica, os sentimentos e o aprendidos.

Exercício 10.2
Posso escolher

 (Fonte: Dinâmicas de Grupo.com)

Objetivo: Favorecer a reflexão sobre aspectos da dimensão  espiritual do ser humano; aprofundar o autoconhecimento; destacar a necessidade de autoavaliação, de desenvolver a capacidade de tomar decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas, para o desenvolvimento integral do ser humano.

Material: Tiras de papel recortadas, sendo que em cada tira está escrita uma qualidade.

Instruções:
1-O Facilitador distribui as tiras de papel que contém palavras “negativas” dobradas para os participantes.
2- O Facilitador orienta que cada participante deve ler a palavra
escrita em seu pedaço de papel em voz alta, e substituí-la por seu
antônimo (contrário).
3- Após ter percorrido toda a roda, o facilitador solicita comentários sobre a dinâmica e seus objetivos.

Antes ler os seguintes textos e refletir sobre eles:

O ignorante não é aquele sem instrução, é aquele que não conhece a si próprio.”

Exercício 10.3
Moral da História III

 

Objetivos: Fé; lembranças da infância; valores pessoais

Material: Imagens em PowerPoint (anexo 3); folha para anotações; lápis ou caneta.; tirinhas de papel; mural.

Instruções

  1. Adolescentes assistem a apresentação;
  2. Diretor  reapresenta, com pausas.
  3. Cada um anota  uma palavra das frases que estão sendo apresentadas.
  4. Dividem-se pequenos grupos para discutir entre si os sentimentos e tirar uma conclusão ( um moral do grupo ) Elegem um portavoz do grupo.
  5. Compartilhar com o grande grupo (classe).
  6. Grupo todo (classe) monta no mural uma frase única, com auxílio do Ego e do Dir.
  7. Comentários

Exercício 10.4
Sexo e Cérebro

Os fragmentos do texto abaixo, escrito pelo médico brasileiro Drauzio Varella,  explicam  por que homens e mulheres reagem de maneira diferente em determinadas situações.
Instruções

  1. Assinale um “X”

(   ) sou menino                 (   ) sou menina

  1. Leia atentamente o texto abaixo:

 

“Os neurônios das mulheres formam circuitos com os quais nem sonha a filosofia masculina. E, vice-versa.
A anatomia do sistema nervoso e as particularidades [das substâncias químicas responsáveis pela transmissão]  das mensagens que trafegam pelo cérebro [ sofrem a influência] da ação dos hormônios sexuais desde os primeiros [meses de vida na barriga da mãe].
Com a  ressonância magnética funcional e de outras técnicas de imagem [por computador],  através das quais podemos obter imagens do cérebro em funcionamento, permitiu demonstrar que as áreas cerebrais ativadas na execução de determinada tarefa por mulheres ou homens, não são exatamente as mesmas.
Tão importante quanto as influências culturais a que estamos sujeitos desde [pequenos]  essa assimetria sexual na arquitetura dos circuitos de neurônios explica diferenças de aptidões, habilidades e o padrão dos distúrbios mentais característicos de cada sexo.
[...]

A qualidade da experiência negativa provoca reações particulares segundo o sexo. Por exemplo, testes em que mulheres e homens devem executar tarefas intelectuais diante de uma banca de examinadores, levam à maior produção de cortisol, o hormônio do estresse, em homens. Já nos testes de “rejeição social” em que homens e mulheres são excluídos do grupo pelos examinadores, as mulheres liberam concentrações mais altas de cortisol. A tendência masculina é de reagir ao estresse com impulsos de agressividade e de expressar com clareza as insatisfações, enquanto as mulheres tendem a ser mais contidas. A diferença de tendências coloca-as em risco de desenvolver depressão, ansiedade e distúrbios alimentares, enquanto nos homens o risco é de violência e abuso de drogas.”
(Extraído de Varella, 2011)

  1. Responda as perguntas abaixo:

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Para adolescentes a partir dos 15-16 anos em diante

Exercício 10.5
Brasão

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Exercício 10.6
Dinâmica: o Presente Oculto

(Adaptado de Dinâmicas de Grupo.com)

Objetivo: Integração. Aumentar o amor e amizade entre os participantes. Exercitar a generosidade. Encerramento das atividades.

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Exercício 10.7
Ilustre Desconhecido

Objetivos:”enxergar” com os olhos versus enxergar com a mente.

Instruções

  1. Leia atentamente o texto e as afirmações abaixo:

“O esforço é o caminho da eternidade,
a negligência é o caminho da morte
quem estuda e pratica com empenho
não morre jamais.
Quem indulgencia a negligência e as diversões inconscientes,
mesmo que ainda respire,
já está morto.” (Siddhãrtha Gautama)

Muitas vezes quando saímos para as férias escolares, nós sentimos certa resistência, uma vontadezinha de não voltarmos mais para nossos afazeres normais.
Mas, passados alguns dias, uma semana, no máximo, já nos acostumamos novamente ao ritmo da escola ou do trabalho – ou dos dois – e ficamos penando: “ – Por que eu não queria ter voltado?”

  1. Agora responda as perguntas abaixo?

Você sabe quem foi Siddhãrta Guatama?

(    ) Sim           (    ) Não

  1. Você concorda com as palavras de Gualtama?

(    ) Sim           (    ) Não

 Por quê? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Agora leia a informação abaixo:

    Siddhãrta Guatama, também conhecido como Shakyamuni Buddha, popularmente chamado simplesmente de Buda, foi um professor espiritual que viveu por volta de 400 a.C e fundou uma religião chamada Budismo. Foi um homem muito sábio e suas palavras são muito consideradas pelos povos do oriente até hoje.


  1. Agora que você sabe quem foi SS.Siddhãrta Guatama, responda

Você  continuaria concordando / discordando?

(    ) Sim    (    ) Não

 Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Se você mudou sua opinião, responda: o que fez você mudar?
    Se não mudou, por que a manteve?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FIM

 

 

Obras Citadas

ANDREWS, S. (2003). Stress a seu Favor. São Paulo: Ágora.
BALDWIN, A. L. (1973). Teorias do Desenvolvimento da Criança. São Paulo: Pioneira.
BARROSO, P. (2010). Dinâmicas para Sala de Aula. São Paulo, SP, Brasil.
BUBER, M. (1974). Eu e TU. São Paulo: Moraes.
CARDOSO, R. (2005). Medicina e Meditação. São Paulo: MG Editores.
COBRA, N. (2000). A Sememte da Vitória. São Paulo: SENAC.
FERNANDES, P. (2002). Nhô Totico o Homem das Mil Vozes. Campinas: Corporativa.
FERRACIOLI, L. (1999). Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Cièncias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , 5-18.
FLAVELL. (1986). John H. São Paulo: Pioneira.
GREEMBERGER, D., & PADESKY, C. (1999). A mente Vencendo o Humor. Porto Alegre: Artmed.
J.S., F. F. (1980). Psicodrama da Loucura. São Paulo: Ágora.
LEITE, J. (2005). Roda da Vida - CD Rom. Material didático do Curso de Medicina Comportamental do Depto. de Psicobiologia da UNIFESP. São Paulo, SP, Brasil.
LIIUBOMIRSKY, S. (2004). Felicidade. In: S. M.E., Felicidade Autêntica (p. 62). Rio de janeiro: Objetiva.
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MEIRELES, C. (1956; 2008). O Romanceiro da Inconfidência. Nova Fronteira.
PASCUAL, J. G. (1999). Autonomia Intelectual e Moral como Finallidade da Educação Contemporânea. Psicologia Ciència e Profissão , 19 (3) 2-11.
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SANDOR, P. (1982). Técnicas de Relaxamento. São Paulo: Vetor.
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SILVEIRA, J., & MAXIMINO, M. (10 de 2009). http://www.marcosmaximino.psc.br/lemon.asp. Acesso em 10 de 03 de 2011, disponível em Conceito-ação: http://www.marcosmaximino.psc.br
VARELLA, D. (20 de 01 de 2007). Paulo Preto. Folha de S. Paulo .
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WALLACE, R. e. (september de 1971). A wakeful hypometabolic physiologic state. 221 (3) 795-799.
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Pensamento hipotético-dedutivo: estratégia cognitiva do pensamento formal que tenta determinar a realidade no contexto das possibilidades. (Flavell, 1986) Através dele ocorre a “liberação do pensamento, quando a realidade torna-se secundária diante da possibilidade”. (Piaget, 1967)

 

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Fonte(s):

Publicado em 15/09/2011. Atualizado em 15/09/2011.





Para referir: MAXIMINO, M.R., 2011. Jogos para Qualidade de Vida. disponível em internet: http://www.marcosmaximino.psc.br. Acesso em dd/mm/aaaa
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